Sapporo, Japão – 9 de maio de 2024 (AFP) – A agência japonesa responsável pela extensão da linha Hokkaido Shinkansen para Sapporo indica que será extremamente difícil abrir a linha até o final do ano fiscal de 2030.
O projeto tem como objetivo conectar Tóquio à capital de Hokkaido, Sapporo, em quatro horas e meia. A construção abrange 212 quilômetros de Shin-Hakodate-Hokuto a Sapporo, sendo que túneis representam 80 por cento da distância.
Fujita Kozo, chefe da Agência Japonesa de Construção Ferroviária, Transporte e Tecnologia, se reuniu com o ministro dos transportes, Saito Tetsuo, na quarta-feira (8). A reunião foi realizada a portas fechadas, exceto no início.
Fujita disse que informou ao ministro que será extremamente difícil atender à data de abertura devido aos atrasos na construção.
Ele afirmou que grandes rochas foram encontradas durante a construção do túnel, forçando a suspensão do trabalho. Ele também disse que é difícil garantir trabalhadores devido ao endurecimento das regulamentações sobre trabalho extra na indústria da construção.
O ministro dos transportes, segundo relatos, disse que planeja realizar uma reunião de um painel de especialistas do governo para examinar o relatório da agência e decidir se adiará a abertura da linha.
Fujita também disse que há problemas tecnológicos na construção e que, mesmo se a abertura for adiada, é difícil especificar um novo prazo.
Ele disse que a agência estima que o projeto será adiado por vários anos. Seu possível atraso deve afetar os planos de desenvolvimento das comunidades ao longo da linha planejada.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am