Ilocos Norte, Filipinas – 7 de maio de 2024 – As forças militares dos EUA e das Filipinas realizaram um exercício de tiro real para praticar repelir uma invasão marítima.
O exercício foi realizado na segunda-feira (6), em uma costa da província de Ilocos Norte, no norte das Filipinas, em frente ao Mar do Sul da China, perto de Taiwan.
Mísseis anti-tanque Javelin e obuses foram lançados em um alvo cerca de um quilômetro da costa. Metralhadoras foram disparadas para preparar a prevenção de tropas inimigas de desembarcar.
O exercício foi realizado em meio a crescentes tensões sobre o Mar do Sul da China. Em 30 de abril, navios da guarda costeira chinesa dispararam canhões de água contra embarcações de patrulha das Filipinas perto do disputado Atol de Scarborough.
O oficial dos EUA responsável pelo exercício negou que o mesmo tivesse a China em mente, mas mencionou um tratado de defesa mútua que obriga os Estados Unidos a defender as Filipinas.
O oficial disse que todos os exercícios têm como objetivo garantir que os militares cumpram seus deveres com base no pacto.
Acredita-se que os dois países estejam tentando mostrar suas capacidades de resposta rápida diante do comportamento cada vez mais assertivo da China no Mar do Sul da China.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am