Tóquio, Japão – 15 de maio de 2024 – O empreendedor japonês Maezawa Yusaku entrou com um processo contra a gigante de tecnologia dos EUA, Meta, e sua unidade no Japão, buscando danos e a suspensão de anúncios de investimento falsos que utilizam seu nome postados em suas plataformas. A ação ocorre em meio a uma série de golpes online por fraudadores que se passam por celebridades.
Maezawa tornou público, nesta quarta-feira (15), em sua conta X, anteriormente conhecida como Twitter, o processo contra a Meta e o Facebook Japão no Tribunal Distrital de Tóquio.
Maezawa alega que, sem sua permissão, um grande número de anúncios de investimento falsos utilizando seu nome e imagens têm sido postados no Facebook e Instagram, operados pela Meta, desde a primavera do ano passado. Ele afirma que permitir que tais anúncios sejam publicados online infringe seus direitos de publicidade e imagem.
Segundo Maezawa, através de um sistema de denúncias que ele criou em março, recebeu 96 consultas sobre danos causados por anúncios falsos usando seu nome e imagens.
Ele está buscando uma indenização simbólica de 1 iene, ou 0,006 dólares. Em entrevista à NHK, Maezawa disse que deseja confirmar a ilegalidade da postagem de anúncios que levam a golpes o mais rápido possível, estabelecendo a indenização em 1 iene para manter o foco claro no processo.
Maezawa expressou esperança de que os detalhes das medidas concretas a serem tomadas pela Meta, que ele chama de “caixa preta”, sejam esclarecidos pelo tribunal.
Quando contatados pela NHK, Meta e Facebook Japão informaram que se abstêm de comentar casos individuais.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am