Yonaguni, Okinawa, Japão – 18 de maio de 2024 – O embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, ressaltou a importância da aliança bilateral durante uma visita à ilha mais ao oeste de Yonaguni, na Prefeitura de Okinawa.
Emanuel inspecionou um cabo na extremidade oeste da ilha na sexta-feira. Ele é o primeiro embaixador dos EUA a visitar a ilha, que fica a cerca de 110 quilômetros de Taiwan.
O prefeito de Yonaguni, Itokazu Kenichi, acompanhou o embaixador e informou que Taiwan pode ser avistada do cabo se as condições climáticas e outras permitirem.
Falando aos repórteres, Emanuel disse: “A credibilidade de sua dissuasão é a melhor maneira de garantir que você nunca tenha uma guerra.” Ele também destacou que os exercícios militares são realizados para garantir a defesa de todo o Japão.
O embaixador então visitou uma cooperativa de pesca na cidade. Os pescadores disseram a ele que não puderam pescar por cerca de uma semana após mísseis balísticos disparados pela China em exercícios em agosto de 2022 caírem na Zona Econômica Exclusiva do Japão perto de Okinawa.
Emanuel disse aos repórteres que, enquanto a China proíbe a importação de produtos marinhos japoneses, barcos chineses continuam pescando no mar próximo ao Japão. Ele afirmou: “As palavras da China são hipócritas porque estão em conflito com as ações da China.”
Posteriormente, Emanuel visitou Ishigaki, outra das ilhas de Okinawa, onde inspecionou um acampamento das Forças Terrestres de Autodefesa do Japão e um navio patrulha da Guarda Costeira do Japão.
A visita de Emanuel às ilhas no sudoeste do Japão aparentemente teve como objetivo manter a China sob controle.
- Panamá não renovará acordo com China sobre iniciativa global - 4 de fevereiro de 2025 3:38 am
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 4 de fevereiro de 2025 3:26 am
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm