Cairo, Egito, 5 de maio de 2024 – Segundo informações da mídia egípcia, uma delegação do grupo islâmico Hamas chegou ao Egito no sábado para discutir um acordo de cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns.
Em comunicado divulgado na sexta-feira, o Hamas afirmou que seus representantes viajaram para o Cairo com um “espírito positivo”, acrescentando: “Estamos determinados a garantir um acordo que atenda às demandas dos palestinos.”
A agência de notícias Reuters informou que o diretor da CIA, William Burns, chegou ao Cairo na sexta-feira. Al Jazeera relatou que uma delegação do Catar, que tem mediado as negociações juntamente com o Egito, estava a caminho do Cairo para participar das conversações.
No entanto, permanece incerto se Israel e o Hamas serão capazes de encontrar um terreno comum.
Enquanto os esforços em direção a um acordo de trégua avançam, as forças israelenses continuam sua ofensiva em Gaza. A mídia local relatou no sábado que Israel realizou ataques aéreos em amplas áreas do enclave, resultando em mortes e ferimentos de dezenas de pessoas.
O cenário permanece tenso na região, com a esperança de uma solução pacífica se tornando cada vez mais urgente diante da escalada da violência. As negociações em curso no Cairo têm como objetivo principal trazer alívio para os habitantes de Gaza e estabelecer condições para um cessar-fogo duradouro.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm