Tóquio, Japão, 3 de maio de 2024 – O Ministro da Defesa do Japão afirmou que a análise dos gravadores de voo indica que uma colisão no ar foi a causa do acidente com dois helicópteros da Força de Autodefesa Marítima (Maritime Self-Defense Force – MSDF, na sigla em inglês) no mês passado.
Os dois helicópteros de patrulha SH-60K colidiram ao largo da Ilha Torishima, nas Ilhas Izu, ao sul de Tóquio, durante exercícios noturnos em 20 de abril. Um dos oito tripulantes foi confirmado como morto. Os outros sete ainda não foram encontrados.
A MSDF havia dito ser altamente provável que os helicópteros tivessem colidido no ar.
O Ministro da Defesa, Kihara Minoru, disse a repórteres na quinta-feira (2), que a análise primária dos gravadores de voo não revelou anormalidades com as aeronaves ou seu desempenho antes do acidente.
Kihara revelou que um grande impacto repentino foi registrado simultaneamente nos dispositivos de ambos os helicópteros no mesmo local, o que indica que os dois helicópteros colidiram e caíram.
Ele acrescentou que análises adicionais são necessárias para determinar a causa precisa da colisão.
Kihara também anunciou que os voos de treinamento envolvendo um único SH-60K serão retomados na sexta-feira (3), ou posteriormente. O treinamento de voo com esses helicópteros estava suspenso desde o acidente do mês passado.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am