Paris, França, 26 de maio de 2024 (Agência France-Presse) – A cruz no topo da Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi reinstalada cinco anos após um incêndio devastador.
O incêndio de 2019 causou grandes danos ao pináculo e telhado da catedral.
A cruz de 12 metros de altura era uma obra-prima da arte ferroviária projetada por um proeminente arquiteto no século 19. A cruz foi danificada enquanto seus ornamentos foram perdidos no desastre.
Artesãos e trabalhadores concluíram a restauração da cruz.
Na sexta-feira (24), a cruz restaurada foi erguida por um guindaste após uma oração oferecida por um sacerdote.
Pessoas no local aplaudiram quando ela foi encaixada no lugar, no topo da estrutura da catedral, a cerca de 40 metros do chão.
O pináculo também foi restaurado, à medida que os esforços de reconstrução foram intensificados antes da reabertura programada da catedral ao público em 8 de dezembro.
Philippe Jost, responsável pelo projeto de reconstrução, disse que as pessoas que vierem a Paris para os Jogos Olímpicos em julho poderão ver “a bela catedral” antes da reinauguração.
Veículos de mídia franceses relatam que a Catedral de Notre-Dame de Paris pode fazer parte da cerimônia de abertura das Olimpíadas, que será realizada no Rio Sena.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am