18.3 C
Kóka
sexta-feira, 20 setembro, 2024 3:01: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Sul discute como responder aos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte

Pyongyang também teria tentado bloquear sinais de GPS em nova provocação.

Seul, Coreia do Sul, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias Ásia) – O escritório presidencial da Coreia do Sul convocou uma reunião para discutir os mais recentes lançamentos de mísseis balísticos de curto alcance pela Coreia do Norte. Pyongyang também aparentemente tentou bloquear sinais de GPS.

Membros do Escritório de Segurança Nacional presidencial e outros funcionários se reuniram na manhã de quinta-feira (30) para analisar a situação e discutir como responder.

Lançamentos de mísseis e tentativa de bloquear GPS
O exército sul-coreano diz que a Coreia do Norte disparou mais de 10 projéteis, supostamente mísseis balísticos de curto alcance, da área de Sunan, perto de Pyongyang, por volta das 6h14 de quinta-feira.

Os supostos mísseis teriam voado em direção ao Mar do Japão. Acredita-se que pelo menos um dos projéteis tenha percorrido mais de 350 quilômetros.

A agência de notícias Yonhap relata que eles pareciam ser mísseis de curto alcance que a Coreia do Norte chama de “superfoguetes”.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que o exército também detectou uma tentativa da Coreia do Norte de bloquear sinais de GPS na manhã de quinta-feira. A tentativa de bloqueio teria partido do lado norte da Linha Limite Norte, a fronteira marítima de fato entre as duas Coreias no Mar Amarelo.

Novas provocações de Pyongyang
O exército disse que ataques semelhantes de bloqueio também foram detectados na quarta-feira (29). Segundo eles, não houve impacto nas forças sul-coreanas, mas a mídia local relatou que alguns navios civis tiveram problemas com o uso do GPS.

Na segunda-feira (27), a Coreia do Norte falhou no lançamento do que chama de satélite de reconhecimento militar. Na terça (28), o Norte começou a enviar um grande número de balões cheios de lixo e excrementos através da fronteira para o Sul.

O exército sul-coreano diz permanecer vigilante contra possíveis novas provocações da Coreia do Norte.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img