Pequim, China, 16 de maio de 2024 – O presidente russo, Vladimir Putin, chegou à China para uma visita oficial de dois dias. É sua primeira viagem ao exterior desde que iniciou seu quinto mandato no cargo.
O avião presidencial que transportava Putin pousou em Pequim na manhã desta quinta-feira (16). Ele foi recebido por autoridades chinesas ao desembarcar do avião.
O escritório presidencial da Rússia informou que Putin terá conversações de cúpula com seu homólogo chinês, Xi Jinping, na capital na quinta-feira, e os dois líderes assinarão documentos conjuntos.
A delegação de Putin inclui o Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, o novo Ministro da Defesa, Andrei Belousov, uma série de vice-primeiros-ministros e chefes de empresas estatais. Eles devem participar de uma reunião ampliada.
Em uma entrevista escrita à agência de notícias estatal chinesa Xinhua, publicada na quarta-feira, Putin disse que as relações entre Rússia e China alcançaram o mais alto nível. Ele enfatizou que a Rússia fortalecerá seus laços com a China em vários setores, incluindo a economia.
O assessor presidencial Yury Ushakov elogiou a China por não participar de uma conferência internacional a ser realizada pela Suíça no próximo mês. O encontro visa construir um plano de paz defendido pela Ucrânia. Ushakov disse que a Rússia aprecia a “posição sábia e equilibrada” de seus parceiros chineses.
O assessor também disse que Putin e Xi discutirão a situação na Ucrânia.
Observadores afirmam que Putin busca obter o entendimento da China para a posição da Rússia na situação ucraniana, ao mesmo tempo em que confirma a solidariedade entre os dois lados enquanto intensificam sua postura confrontacional contra potências ocidentais.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am