Pequim, China, 25 de maio de 2024 (Agência Xinhua) – A mídia estatal chinesa informou que o país enviou bombardeiros sobre as águas a leste de Taiwan para realizar ataques simulados. Os bombardeiros teriam cruzado o que Pequim considera uma linha de defesa contra os Estados Unidos.
O Comando do Teatro Oriental do Exército anunciou na sexta-feira (24) que deu continuidade a um exercício de dois dias iniciado no dia anterior em áreas ao redor de Taiwan.
O comando divulgou um vídeo que mostra o que parecem ser preparativos para o lançamento de um míssil.
A Televisão Central da China relatou que os bombardeiros foram além da cadeia de ilhas e realizaram ataques simulados contra alvos importantes nas águas a leste de Taiwan.
A cadeia de ilhas refere-se ao que Pequim chama de “Primeira Cadeia de Ilhas”, que é a linha de defesa da China em uma contingência sobre Taiwan.
O militar ressaltou que suas unidades trabalharão de forma integrada dos dois lados dessa linha.
A Guarda Costeira chinesa também disse na sexta-feira que realizou um exercício nas águas a leste de Taiwan.
Um porta-voz do Ministério da Defesa chinês declarou que “os exercícios militares ao redor de Taiwan visam conter a arrogância das forças separatistas pró-‘independência de Taiwan'”.
Ele também afirmou que os exercícios “dissuadem a interferência e intervenção de forças externas, o que é totalmente razoável, legal, legítimo e necessário”.
Acredita-se que a China esteja intensificando a pressão sobre o novo presidente taiwanês, Lai Ching-te, ao focar seu exercício militar a leste de Taiwan, área que dá acesso ao Pacífico, rota-chave de apoio dos EUA a Taiwan. Lai busca estreitar laços com os EUA.
Lai disse nas redes sociais na sexta-feira que realizou uma reunião online com o ministro da Defesa, Koo Li-Hsiung, para ser informado sobre as respostas militares taiwanesas ao exercício.
Lai afirmou que ele e os militares conhecem totalmente todos os movimentos das forças chinesas e podem responder imediata e adequadamente para garantir a segurança de Taiwan e seu povo.
Ele também disse que as pessoas podem dar seu maior apoio aos militares se unirem, cooperarem e responderem aos movimentos externos.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm