24.3 C
Kóka
domingo, 2024/09/08  10:45
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

China e Hungria concordam em intensificar relações bilaterais

Presidente chinês Xi Jinping e Primeiro-Ministro húngaro Viktor Orban buscam fortalecer laços por meio da iniciativa Belt and Road.

Budapeste, Hungria – 10 de maio de 2024 (NHK) – O Presidente chinês Xi Jinping e o Primeiro-Ministro húngaro Viktor Orban concordaram em intensificar ainda mais as relações bilaterais por meio da iniciativa “Belt and Road” da China.

Xi se encontrou com Orban na quinta-feira (9), na Hungria, a última parada de sua turnê europeia após França e Sérvia.

A Hungria atribui importância às suas relações com a China. Enquanto a União Europeia busca “desenvolver” suas relações com Pequim reduzindo a excessiva dependência econômica, o membro da UE Hungria está intensificando os laços econômicos com a China.

A agência de notícias estatal chinesa Xinhua relatou que Xi descreveu o estado das relações China-Hungria como “no seu melhor na história”.

O relatório também citou Xi dizendo que os dois lados devem “injetar um novo e forte ímpeto na cooperação bilateral”.

Os dois líderes concordaram supostamente em prosseguir com a construção de uma ferrovia que conecta Hungria e Sérvia sob a iniciativa Belt and Road. Eles também afirmaram que as duas nações irão fortalecer os laços por meio de investimentos de empresas chinesas.

Após a reunião, Orban disse aos repórteres que o mundo agora é multipolar e que um dos pilares dessa nova ordem mundial é a China.

O primeiro-ministro também expressou disposição em expandir a cooperação com a China para o campo da geração de energia nuclear.

A Hungria está programada para assumir a presidência rotativa da UE no segundo semestre deste ano.

Observadores dizem que Xi está tentando criar uma divisão entre os membros da UE ao solidificar os laços com Budapeste.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)