Cingapura, 25 de maio de 2024 (Agência Reuters) – O Departamento de Defesa dos EUA informou que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, planeja se encontrar com seu contraparte chinês, Dong Jun, durante uma importante conferência de segurança em Singapura.
O Pentágono disse em um comunicado na sexta-feira (24) que o encontro está programado para ocorrer à margem do Diálogo de Shangri-La, que começará em 31 de maio.
Será a primeira reunião presencial entre chefes de defesa dos EUA e da China desde novembro de 2022. Austin e Dong realizaram uma videochamada no mês passado.
A medida ocorre depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram em retomar o diálogo entre os principais funcionários de defesa dos dois países durante sua cúpula em novembro passado.
Espera-se que Austin e Dong discutam Taiwan e o Mar da China Meridional durante seu encontro. Pequim vem intensificando a pressão sobre Taiwan por meio de exercícios militares em áreas ao redor da ilha e continua com seu comportamento assertivo no Mar da China Meridional, incluindo o disparo de canhões de água contra embarcações filipinas.
O Pentágono também informou que Austin participará de uma reunião trilateral com seus homólogos japonês e sul-coreano, Kihara Minoru e Shin Won-sik.
O Departamento de Defesa ressaltou que continuará fortalecendo as relações dos EUA com aliados e parceiros em apoio a uma visão regional compartilhada de paz, estabilidade e dissuasão.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm