Tóquio, Japão, 4 de maio de 2024 – A BBC respondeu a uma carta de protesto da empresa japonesa Smile-Up., anteriormente conhecida como Johnny & Associates, cujo falecido fundador abusou sexualmente de centenas de meninos em sua agência.
A Smile-Up. afirmou em 25 de abril que acusou a emissora pública britânica de distorcer o conteúdo de uma entrevista concedida pelo presidente da empresa, Higashiyama Noriyuki. O programa foi ao ar em março.
A empresa afirma que a BBC removeu um segmento no qual Higashiyama disse que deseja eliminar difamações o máximo possível. Ele teria respondido a uma pergunta sobre pessoas que fazem comentários sobre aqueles que afirmam terem sido abusados por Kitagawa.
A Smile-Up. exigiu correções e desculpas.
Higashiyama diz no programa que acredita que até mesmo difamadores têm o direito à liberdade de expressão. A Smile-Up. acusa a BBC de distorcer deliberadamente suas opiniões.
A empresa japonesa também alega que a BBC não cumpriu a promessa de não transmitir uma entrevista com vítimas organizada pela empresa japonesa.
Na sexta-feira (3), a BBC divulgou uma declaração no X, anteriormente Twitter, dizendo: “Este documentário foi rigorosamente pesquisado e relatado de acordo com as rigorosas diretrizes editoriais da BBC… Garantimos que todos os colaboradores, incluindo o Sr. Higashiyama, foram representados de forma justa e precisa e incluímos todos os direitos de resposta necessários.”
A declaração acrescenta: “A BBC não concordou com nenhuma restrição sobre o que poderia ser discutido durante a reunião organizada pela Smile-Up. com sobreviventes.”
A declaração diz que a BBC escreveu diretamente para a Smile-Up. “para explicar por que rejeitamos todos os pontos que eles nos fizeram”.
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm