Sydney, Austrália – 21 de maio de 2024 – Os governos da Austrália e da Nova Zelândia estão trabalhando para evacuar pessoas da Nova Caledônia, que está em crise. O aeroporto do território francês do Pacífico está fora de operação após mais de uma semana de agitação política violenta.
Líderes em Canberra enviaram dois aviões na terça-feira (21), como parte dos planos para transportar cerca de 300 australianos que estão presos. Arranjos estão sendo feitos para que cidadãos japoneses também embarquem.
A Nova Zelândia está enviando um avião militar. Oficiais do governo disseram que planejam evacuar primeiramente 50 pessoas consideradas de alta prioridade.
O Ministro das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Winston Peters, afirmou que estão focados na segurança dos neozelandeses e de outros que solicitaram ajuda.
Os distúrbios começaram em 13 de maio. A agitação é decorrente de uma proposta em Paris para alterar as regras de votação da Nova Caledônia. Os insulares pró-independência se opõem à mudança.
As autoridades impuseram estado de emergência na semana passada. Seis pessoas, incluindo dois policiais franceses, morreram.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm