Tóquio, Japão – 7 de maio de 2024 – Um anime recentemente descoberto, criado há cerca de um século no Japão, está lançando uma nova luz sobre a indústria.
Um especialista afirma que apenas alguns filmes dessa época sobrevivem hoje, então o trabalho recém-descoberto será de grande ajuda para entender a produção de anime na época.
O filme retrata uma criança usando uma faca e um garfo para comer uma refeição. Também mostra outra criança comendo algo de um saco.
O filme mudo foi produzido por volta de 1923. Ele foi descoberto entre os pertences de um fã ávido de cinema, falecido.
Acredita-se que o filme tenha sido produzido por uma empresa que vendia escovas de dentes e outras necessidades diárias.
A empresa atual Lion preservou o filme e afirma que o trabalho leva o nome de Kitayama Seitaro.
Kitayama era um criador de animação no início do século 20. Ele fundou uma empresa de animação que produziu alguns dos principais artistas da indústria. Mas apenas alguns filmes feitos por Kitayama permanecem hoje.
O neto de Kitayama, Yasuda Takeshi, diz que a fonte usada no filme recém-descoberto se assemelha à caligrafia de Kitayama.
O filme foi intitulado “Saúde Dental”. O anime de 8 minutos e meio foi feito como um filme educacional para conscientizar sobre a prevenção de cáries.
Um especialista em anime disse que consegue entender claramente a intenção do curta-metragem.
Sano Akiko, professora associada da Universidade de Doshisha, disse: “As pessoas são atraídas para os rostos relativamente grandes na frente, olhando diretamente para os espectadores. Isso aparentemente leva em consideração o propósito do filme, que era para um anúncio.”
O anime não era reconhecido como uma indústria na época. A especialista diz que os criadores da época usavam vários métodos para melhorar a expressividade de seus trabalhos, assim como os criadores de hoje.
- Príncipe e Princesa Herdeiros do Japão partem para Turquia - 3 de dezembro de 2024 2:47 pm
- Possível projétil de artilharia encontrado em Matsuyama - 3 de dezembro de 2024 1:41 pm
- Hezbollah ataca posição israelense, alegando violações - 3 de dezembro de 2024 1:15 pm