Utsunomiya, Tochigi, Japão, 31 de maio de 2024 (Agência Notícias Kyodo) – Um tribunal no Japão condenou três homens, que eram professores acompanhando uma atividade extracurricular de escola, a penas de prisão por negligência relacionada a uma avalanche fatal.
Sete estudantes e um professor morreram no acidente de março de 2017 e numerosos outros estudantes ficaram feridos.
Penas de 2 anos por negligência profissional
O Tribunal Distrital de Utsunomiya, na província de Tochigi, sentenciou os três homens a dois anos de prisão na quinta-feira (30) por negligência profissional resultando em mortes e ferimentos. Dois atualmente trabalham como professores e o outro está aposentado.
O acidente ocorreu durante um programa de treinamento para membros de clubes de montanhismo de ensino médio no Monte Chausu, na cidade de Nasu.
Decisão de prosseguir com treinamento questionada
Os réus eram responsáveis por liderar os participantes durante o treinamento de caminhada na neve quando foram atingidos pela avalanche ou por organizar o programa.
O ponto de controvérsia durante o julgamento foi se os três homens eram capazes de prever a possibilidade de uma avalanche na manhã do dia em que decidiram prosseguir com o treinamento de caminhada na neve.
Os promotores insistiram que os réus tinham conhecimento e experiência suficientes em montanhismo de inverno para prever a probabilidade de uma avalanche. A acusação pediu uma pena de prisão de 4 anos.
Defesa alega impossibilidade de previsão
Os advogados de defesa afirmaram que era impossível para os três homens preverem uma avalanche e que eles não são culpados. Os advogados disseram que os réus fizeram tudo que podiam para coletar as informações necessárias para garantir a segurança do treinamento.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm