Sevastopol, Crimeia, Ucrânia – 23 de abril de 2024 – As forças militares da Ucrânia afirmam ter atingido e danificado um navio de resgate que faz parte da Frota do Mar Negro da Rússia em Sevastopol, uma cidade portuária militar na Crimeia. A Rússia anexou unilateralmente a Crimeia em 2014.
Um veículo de mídia ucraniano relatou que o navio, o Kommuna, pegou fogo devido a uma “operação da Marinha Ucraniana” no domingo, citando um porta-voz da marinha. Enquanto a extensão dos danos ao navio estava sendo avaliada, ele parecia “não estar apto para realizar missões”.
O prefeito de Sevastopol escreveu em uma postagem nas redes sociais que houve um ataque a um dos navios lá, embora tenha sido repelido. O prefeito acrescentou que fragmentos caídos causaram um pequeno incêndio, que foi prontamente extinto.
Segundo a mídia ucraniana, o navio de resgate submarino Kommuna, lançado em 1913 durante o Império Russo, é a embarcação mais antiga operada pela atual Marinha Russa.
Forças russas aparentemente estão avançando em direção a Chasiv Yar, uma posição na região leste ucraniana de Donetsk. O exército russo afirmou que suas tropas tomaram o controle de vilarejos próximos a Chasiv Yar no domingo e segunda-feira.
Um oficial sênior da guarda nacional ucraniana admitiu o avanço bem-sucedido da Rússia em direção a Chasiv Yar em uma entrevista a um veículo de mídia local no domingo.
O Instituto para o Estudo da Guerra, um think tank dos EUA, disse que as tropas ucranianas “podem sofrer revezes adicionais nas próximas semanas enquanto aguardam assistência de segurança dos EUA.” Ele disse que a Rússia provavelmente intensificará “ataques com mísseis e drones nas próximas semanas”.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am