Jacarta, Indonésia – 23 de abril de 2024 – Justiças na Indonésia rejeitaram alegações de irregularidades nas eleições presidenciais de fevereiro feitas pelos dois candidatos derrotados. A decisão por 5-3 pelo Tribunal Constitucional valida a vitória do Ministro da Defesa, Prabowo Subianto.
As equipes de Anies Baswedan e Ganjar Pranowo entraram com casos no tribunal no mês passado.
Uma das suas alegações era que o presidente em exercício, Joko Widodo, interferiu no tribunal ao criar uma brecha para que Prabowo pudesse escolher Gibran Rakabuming Raka como seu candidato a vice-presidente. Os candidatos a vice-presidência devem ter pelo menos 40 anos, mas o tribunal decidiu que Gibran, filho de Joko, deveria ser liberado aos 36 anos por já ter ocupado cargo regional. O tribunal era chefiado pelo cunhado de Joko na época. Ele afirmou na segunda-feira que não encontrou evidências convincentes de intervenção eleitoral por parte de Joko.
Ganjar disse após a decisão que aceita a decisão do tribunal. Ele acrescentou que espera que os problemas da Indonésia sejam resolvidos em breve sob a nova liderança.
A decisão abre caminho para que Prabowo assuma o cargo em outubro. Espera-se que ele continue as políticas de Joko, incluindo a mudança da capital.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am