Hualien, Taiwan – 5 de Abril de 2024 – O número de mortos continua a subir em Taiwan após o terremoto devastador que atingiu o país na quarta-feira (3). Autoridades agora confirmam que 10 pessoas perderam a vida, enquanto mais de 1.000 ficaram feridas e 15 ainda estão desaparecidas.
A vila de Heping, localizada no condado de Hualien e próxima ao epicentro, foi severamente afetada pelo tremor. Residentes relataram passar a noite preocupados com possíveis novos tremores.
Água potável e pão foram entregues à vila, transportados por trem devido ao colapso de uma estrada que leva ao centro da comunidade.
O prefeito da vila declarou: “Os moradores estão especialmente preocupados com áreas da estrada onde ocorreram deslizamentos de rochas”.
Mais de 100 pessoas estão abrigadas em um centro de evacuação na cidade de Hualien.
Uma mulher desabafou: “O interior da casa está uma bagunça. Estou preocupada porque os terremotos têm ocorrido muitas vezes”.
Um professor da Universidade de Tóquio analisou os danos usando imagens de satélite. Terrenos montanhosos afetados pelo terremoto estão expostos em muitos lugares. Ele afirma que parecem ter ocorrido vários deslizamentos de grande escala.
Outro especialista em geologia aponta que a destruição ao redor da falha foi irregular.
Ele explica que o padrão de destruição em vários locais ao redor do epicentro foi diferente à medida que o terremoto progredia. Segundo ele, a distribuição normal seria para que os danos se espalhassem a partir do epicentro.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm