Xangai, China – 25 de abril de 2024 – O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou a Xangai para uma série de reuniões com autoridades chinesas, incluindo o Ministro das Relações Exteriores Wang Yi e outros altos funcionários.
Blinken chegou pouco antes das 17h00 desta quarta-feira (24), horário local. Ele tem programado encontros com Wang e outros em Pequim, capital chinesa, antes de partir na sexta-feira.
As autoridades dos Estados Unidos e da China devem discutir questões sensíveis, incluindo Taiwan, o Mar do Sul da China e a Ucrânia, entre outros temas.
Blinken planeja instar a China a se abster de atividades que aumentem a tensão, especialmente enquanto Taiwan inaugura Lai Ching-te como seu novo presidente no próximo mês.
Um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores da China emitiu um aviso através da agência de notícias estatal Xinhua na terça-feira, afirmando que a questão de Taiwan é a primeira linha vermelha que não deve ser cruzada nas relações China-EUA.
O oficial exigiu que os EUA parem de fornecer armas para Taiwan, cessem de interferir nos assuntos internos da China e apoiem uma unificação pacífica.
Quanto à Ucrânia, os Estados Unidos devem expressar preocupação com o suposto apoio da China à indústria de defesa russa. É provável que a China refute as alegações dos EUA.
Blinken se encontrou com o Presidente Xi Jinping quando visitou a China em junho do ano passado. Observadores afirmam que outro encontro poderá ocorrer nesta viagem.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am