Seul, Coreia do Sul – 30 de abril de 2024 – O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol realizou as primeiras conversas com o líder do principal partido de oposição desde que assumiu o cargo em 2022. Isso ocorre após sua governista Partido do Poder Popular sofrer uma derrota esmagadora em uma eleição parlamentar no início deste mês.
Lee Jae-myung, do Partido Democrático, visitou o escritório presidencial na segunda-feira (29).
Ele pediu a Yoon que respeitasse a vontade do povo em busca de uma mudança na política nacional, após a eleição.
Lee prosseguiu dizendo que os meios de subsistência das pessoas e a economia estão em situação crítica, e pediu ao presidente que considere ativamente a concessão de auxílios em dinheiro, conforme proposto por seu partido.
Lee também pediu que o governo faça esforços para garantir que o orgulho das pessoas não seja ferido em relação às relações com o Japão.
Ele mencionou o despejo de água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi no oceano, bem como as ilhas que a Coreia do Sul controla e o Japão reivindica.
O governo japonês mantém que as Ilhas Takeshima são uma parte inerente do território japonês. Ele afirma que a Coreia do Sul está ocupando-as ilegalmente.
Resultados de pesquisas divulgados pela Gallup Korea em 19 de abril mostraram que Yoon tinha uma taxa de aprovação de 23 por cento. Isso representa uma queda de 11 pontos em relação ao número pré-eleitoral, e o mais baixo desde que assumiu o cargo.
Observadores dizem que Yoon aparentemente realizou a reunião para indicar que será positivo sobre o diálogo com a oposição, que detém a maioria no parlamento, para ajudar a avançar na política nacional.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm