Taipei, Taiwan – 26 de abril de 2024 (AFP) – O presidente eleito de Taiwan, Lai Ching-te, instou a China a ter confiança para dialogar com seu “governo legalmente eleito”, afirmando que este é o caminho correto para a troca inter-estreito.
Lai repetiu seu apelo por conversas inter-estreito sem pré-condições em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25).
O governo chinês liderado pelo Partido Comunista mantém que ambos os lados do Estreito de Taiwan pertencem a uma China, o que o partido de oposição de Taiwan, o Kuomintang, reconhece, mas o Partido Democrático Progressista de Lai não.
Pequim rejeitou conversas com governos do PDP, mas teve intercâmbios com o Kuomintang. Em 10 de abril, o presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu com o ex-presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, em Pequim.
Autoridades do PDP citaram Lai, observando em uma reunião do partido na quarta-feira que os partidos governantes de ambos os lados do estreito deveriam ter conversas benignas de maneira responsável.
Alguns veículos de mídia em Taiwan descreveram esse comentário como um apelo de boa vontade para conversas com a China, que nega a soberania de Taiwan, ao propor um framework para diálogo partido a partido.
Lai está programado para assumir o cargo em 20 de maio.
O governo chinês vê Lai como separatista. Mas parece ter amenizado as críticas a ele desde a eleição presidencial de janeiro.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am