Kyiv, Ucrânia – 23 de abril de 2024 – As autoridades da Ucrânia anunciaram que um ministro atual no governo liderado pelo presidente Volodymyr Zelenskyy é suspeito de ter adquirido ilegalmente terras pertencentes ao Estado no valor de 291 milhões de hryvnias, ou aproximadamente 7,3 milhões de dólares.
O Bureau Nacional Anticorrupção da Ucrânia, ou NABU, informou em uma postagem nas redes sociais nesta terça-feira (23), que o ministro é acusado de obter múltiplos terrenos em conluio com funcionários de uma organização governamental envolvida no registro de terras.
As autoridades afirmaram que o ministro também tentou se apropriar de terras no valor de cerca de 4,8 milhões de dólares, mas o esquema foi impedido através dos esforços dos investigadores.
Vários veículos de imprensa ucranianos relataram que a pessoa em questão é o Ministro de Política Agrária e Alimentação, Mykola Solskyi.
O caso é considerado a primeira vez que um ministro em exercício é alvo de uma investigação desde a invasão da Rússia à Ucrânia.
Uma série de casos de corrupção envolvendo funcionários do governo vieram à tona na Ucrânia. O Ministério da Defesa foi alvo de alegações de corrupção na aquisição de jaquetas militares e alimentos.
Os países ocidentais, que têm fornecido uma enorme quantidade de ajuda financeira à Ucrânia, estão instando repetidamente Kyiv a intensificar os esforços para erradicar a corrupção.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm