Tóquio, Japão – 23 de abril de 2024 – O Ministro da Defesa do Japão e o comandante do Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos concordaram em trabalhar juntos para fortalecer as capacidades de dissuasão e resposta da aliança Japão-EUA.
O Ministro da Defesa Kihara Minoru realizou conversas com o Almirante John Aquilino em seu ministério em Tóquio na segunda-feira (22). O comandante dos EUA deixará o cargo em maio.
Kihara expressou gratidão por uma oferta de ajuda dos EUA na busca pelos tripulantes desaparecidos de dois helicópteros da Força de Autodefesa Marítima que colidiram durante um treinamento noturno no Pacífico no sábado.
Kihara lamentou que o mandato de Aquilino esteja chegando ao fim. Mas ele disse esperar sinceramente que as Forças Armadas dos EUA e as Forças de Autodefesa do Japão continuem os esforços para realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.
Aquilino mencionou o apoio recebido pelos EUA das Forças de Autodefesa após um acidente fatal de uma aeronave Osprey dos EUA na costa sudoeste do Japão em novembro passado. Ele disse que os Estados Unidos estão prontos para apoiar o Japão na busca e resgate de seus membros de serviço.
Aquilino também afirmou estar confiante de que seu sucessor, Almirante Samuel Paparo, continuará a trabalhar com as Forças de Autodefesa para fortalecer ainda mais a aliança.
- Marine Le Pen é proibida de concorrer a cargos eletivos por cinco anos - 1 de abril de 2025 3:58 am
- 15 meses após terremoto, 13.000 pessoas ainda vivem em abrigos temporários - 1 de abril de 2025 3:53 am
- Painel confirma assédio sexual por Nakai Masahiro - 1 de abril de 2025 3:48 am