Naypyitaw, Myanmar – 18 de abril de 2024 – Várias mídias em Myanmar estão reportando que os militares moveram a líder deposta e detida Aung San Suu Kyi de uma prisão na capital Naypyitaw. Não está claro para onde ela foi levada.
Um porta-voz militar afirmou que estão tomando medidas para proteger os idosos do calor intenso. Ele disse que o esforço não é apenas para Aung San Suu Kyi, de 78 anos, mas para todas as pessoas que precisam.
Abril é o mês mais quente do ano em Myanmar.
Aung San Suu Kyi está detida desde o golpe militar de 2021. A figura pró-democracia foi condenada por corrupção e outras acusações. Sua pena de prisão foi reduzida em agosto do ano passado, mas ainda lhe restam mais de 25 anos para cumprir.
Sua equipe jurídica disse à NHK que não recebeu informações sobre qualquer transferência. Eles afirmam que sua prisão não possui ar-condicionado.
Analistas dizem que o tratamento dado pela junta militar a Aung San Suu Kyi pode ser uma tentativa de evitar uma reação pública. Os militares anunciaram o recrutamento obrigatório em fevereiro, levando muitos jovens a fugirem para a vizinha Tailândia ou se juntarem às forças pró-democracia.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm