Moscou, Rússia, 14 de abril de 2024 (Agência Tass) – Mais de 100 mil pessoas foram evacuadas de áreas no sul da Rússia e no vizinho Cazaquistão devido às massivas inundações provocadas pelo rompimento de uma barragem.
A região sul russa de Orenburg foi inundada após o rompimento de um dique de contenção na sexta-feira pelas águas do Rio Ural, que transbordaram devido ao degelo causado pelo aumento das temperaturas. O rio nasce nas Montanhas Urais do Sul.
Milhares de Casas Alagadas
Segundo a agência de notícias estatal Tass, cerca de 13 mil casas foram inundadas e quase 8 mil pessoas foram evacuadas na Rússia. Imagens da cidade duramente atingida de Orsk mostram ruas transformadas em rios, com muitas casas alagadas. Imagens de satélite de várias localidades exibem extensas áreas cobertas por águas lamacentas.
Pior Enchente em 70 Anos no Cazaquistão
A agência de notícias Reuters informou que o Cazaquistão havia evacuado cerca de 100 mil pessoas até quarta-feira. Segundo a Reuters, as áreas afetadas vivenciaram as piores inundações em pelo menos 70 anos.
Situação Permanece Difícil
O Kremlin espera que a situação das enchentes continue difícil, já que o nível do Rio Ural permanece alto. O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, disse na terça-feira que as inundações estão no centro das atenções do presidente Vladimir Putin, que tem recebido briefings regulares sobre a situação. As autoridades russas e cazaques continuam trabalhando para resgatar pessoas ilhadas e fornecer abrigo e assistência aos milhares de desabrigados pelas enchentes históricas na região.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am