Tóquio, Japão, 4 de Abril de 2024 – (NHK) – O líder de um grupo que representa famílias de japoneses sequestrados pela Coreia do Norte instou o primeiro-ministro Kishida Fumio e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a abordarem a questão dos sequestros em sua cúpula na próxima semana.
Yokota Takuya falou no Foreign Correspondents’ Club of Japan na sexta-feira (5). Ele é irmão da sequestrada Yokota Megumi.
Ele disse que muitos parentes idosos dos sequestrados faleceram sem ver seus entes queridos. Apenas dois, incluindo sua mãe, Yokota Sakie, ainda estão vivos. Ele enfatizou que há pouco tempo para as famílias.
Yokota referiu-se à cúpula entre Kishida e Biden, que será realizada nos Estados Unidos na próxima semana.
Ele disse que quer que Kishida enfatize que o Japão continua comprometido em resolver a questão dos sequestros. Ele disse que é uma questão de direitos humanos e humanitária entre o Japão e a Coreia do Norte.
Yokota também disse que quer que os dois líderes prometam que os EUA continuarão a cooperar com o Japão e apoiá-lo sobre os sequestros. Ele também quer que prometam nunca amenizar as sanções contra a Coreia do Norte até que a questão seja resolvida.
No mês passado, a irmã do ditador norte-coreano Kim Jong Un, Kim Yo Jong, emitiu uma declaração dizendo que qualquer tentativa do Japão de contatar Pyongyang sobre os sequestros será rejeitada.
Yokota disse que o perpetrador é a Coreia do Norte e a vítima é o Japão. Ele disse que quer que o governo japonês diga com raiva ao Norte que o Japão não fará concessões sobre a questão.
O governo japonês diz que pelo menos 17 de seus cidadãos foram sequestrados por agentes norte-coreanos na década de 1970 e 1980. Cinco foram repatriados após uma cúpula bilateral em 2002, mas os outros 12 continuam desaparecidos.
- Grupo étnico resgata mais de 7 mil pessoas de centros de fraude - 27 de fevereiro de 2025 9:46 am
- Zelenskyy celebra avanço em acordo mineral com os EUA - 27 de fevereiro de 2025 9:42 am
- 21 funcionários do DOGE pedem demissão em protesto contra cortes - 27 de fevereiro de 2025 9:18 am