Bangkok, Tailândia, 8 de abril de 2024 – Um voo especial da companhia aérea estatal de Myanmar utilizou um aeroporto no oeste da Tailândia, na fronteira entre os dois países. A mídia tailandesa relata que o avião foi enviado para evacuar autoridades do governo de Myanmar sob ataque de uma força de minorias étnicas.
O voo chegou no domingo (7), a um aeroporto em Mae Sot e partiu no mesmo dia. O Ministério das Relações Exteriores da Tailândia informou que o exército de Myanmar solicitou permissão para o pouso por meio de canais diplomáticos para trazer de volta civis, não soldados.
O grupo étnico armado Karen National Union intensificou sua ofensiva no estado sudeste de Karen, em Myanmar, na fronteira com a Tailândia. Afirma ter ocupado uma instalação militar na sexta-feira, aceitando a rendição de mais de 600 pessoas, a maioria delas soldados.
O arranjo da junta militar para o transporte aéreo é visto como um sinal de que está perdendo terreno perto da fronteira.
A aparente evacuação ocorreu após ataques de drones por forças pró-democracia em um quartel-general militar e uma base aérea na capital Naypyitaw na quinta-feira.
Forças de minorias étnicas já assumiram o controle de áreas próximas à fronteira com Bangladesh no estado ocidental de Rakhine e uma cidade na fronteira perto da China no estado norte de Kachin.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am