Tóquio, Japão, 17 de abril de 2024 – A autoridade antitruste do Japão iniciou uma investigação sobre o suposto uso de sua dominância no mercado de publicidade online pelo Google.
O gigante da tecnologia dos EUA é suspeito de limitar as operações da empresa concorrente LY Corporation, operadora do serviço de mensagens móveis Line e do mecanismo de busca Yahoo Japan.
O Google possui uma participação avassaladora no mercado japonês de publicidade online conhecido como “keyword-targeted”. Este método envolve a exibição automática de anúncios com base em palavras-chave que os usuários digitaram em um mecanismo de busca.
Fontes afirmam que o Google solicitou unilateralmente que o Line e o Yahoo Japan interrompessem parte de seus serviços de publicidade durante um determinado período de tempo. Desde 2010, o grupo recebe assistência técnica do Google para oferecer serviços de anúncios direcionados por palavra-chave.
As fontes afirmam que a Comissão de Comércio Justo do Japão suspeita que as solicitações do Google tenham violado a lei antimonopólio.
Elas dizem que a empresa já apresentou um plano que inclui medidas preventivas. Se a comissão o aceitar, é provável que o Google seja isento de punições, como ordens de cessação de atividades.
Gigantes americanos de tecnologia têm enfrentado regulamentações mais rigorosas das autoridades dos EUA e da Europa. A autoridade do Japão também está intensificando sua supervisão, incluindo inspeções in loco das subsidiárias japonesas.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am