Kyiv, Ucrânia – 5 de Abril de 2024 – O Japão e outras partes forneceram à Ucrânia equipamentos para limpar minas terrestres plantadas pelas forças russas durante sua invasão em curso.
O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, ou United Nations Development Programme – UNDP, realizou uma cerimônia para marcar a provisão na capital da Ucrânia, Kyiv, na quinta-feira, que também foi o Dia Internacional da ONU para Sensibilização sobre Minas e Assistência em Ações Contra Minas.
Os participantes incluíram o embaixador do Japão na Ucrânia, Matsuda Kuninori, bem como representantes da União Europeia e outras partes. Oficiais do Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia também estavam presentes.
O Serviço de Emergência Estatal afirma que as zonas potencialmente minadas na Ucrânia equivalem a cerca de um quarto de sua área total de terra.
O mais recente lote de suprimentos será entregue por meio do UNDP a mais de 1.000 tropas de desminagem na Ucrânia.
A ajuda japonesa inclui um veículo especial fabricado no Japão, 570 detectores de minas e 475 peças de vestuário de proteção.
O vice-diretor do Serviço de Emergência Estatal, Roman Prymush, disse que ninguém morreu durante missões de remoção de minas na Ucrânia este ano graças aos trajes de proteção e outras assistências. Ele afirmou que todo o pessoal envolvido nas operações está sentindo o apoio japonês.
O embaixador Matsuda afirmou que o Japão possui a experiência e o know-how mais extensos em detecção e remoção de minas. Ele acrescentou que o Japão fornecerá apoio em novas esferas para que seu pessoal possa desenvolver e produzir equipamentos na Ucrânia em conjunto com o pessoal local.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm