Washington D.C., Estados Unidos, 20 de abril de 2024 (Agência Associated Press) – Um alto funcionário do governo dos EUA afirma que os líderes do Japão, Estados Unidos e Filipinas devem confirmar sua unidade em lidar com as movimentações agressivas da China no Mar da China Meridional.
O funcionário falou com jornalistas sobre a cúpula que o primeiro-ministro japonês Kishida Fumio, o presidente americano Joe Biden e o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. realizarão em Washington nesta quinta-feira.
Primeira Cúpula Trilateral
Será a primeira cúpula trilateral entre os três países. O funcionário disse que o presidente Marcos está sob pressão das “táticas agressivas” da China na zona econômica exclusiva das Filipinas.
Incidente com Navios Filipinos
Em março, navios da Guarda Costeira chinesa usaram canhões de água contra embarcações filipinas que abasteciam um posto militar próximo ao Recife Second Thomas, ferindo marinheiros. As Filipinas controlam efetivamente a área, que é reivindicada por Pequim.
Demonstração de Apoio
O funcionário dos EUA afirmou que a cúpula resultará em uma “clara demonstração de apoio e determinação” de Biden e Kishida de que eles “estão ombro a ombro com Marcos, prontos para apoiar e trabalhar com as Filipinas a cada passo”.
Outra autoridade sênior americana disse que os três líderes concordarão com um plano para fortalecer a cooperação marítima trilateral. Segundo ela, os EUA receberão membros das Guardas Costeiras filipina e japonesa em um navio da Guarda Costeira americana durante uma missão de patrulha no Indo-Pacífico neste ano para aprimorar o treinamento e sincronização.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm