Washington D.C., Estados Unidos, 13 de abril de 2024 (Agência Associated Press) – O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que o índice de preços ao consumidor em março subiu 3,5%, antes do ajuste sazonal, em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Foi o segundo mês consecutivo em que a taxa de aumento foi superior ao mês anterior, alimentando as preocupações com a inflação persistente no país.
Fed Pode Manter Juros Altos
O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, repetiu diversas vezes que o banco central não tinha pressa para cortar as taxas de juros.
Analistas dizem que estão aguardando para ver qual decisão o Fed tomará sobre sua política monetária após os mais recentes dados de inflação.Aceleração da Inflação
A alta de 3,5% no índice de preços ao consumidor em março representa uma aceleração em relação ao aumento de 3% registrado em fevereiro.
Embora a inflação anual tenha desacelerado em relação aos níveis de dois dígitos vistos no ano passado, os dados recentes sugerem que a queda está ocorrendo em ritmo mais lento do que o esperado.
Pressão sobre o Fed
Esses números exercem pressão adicional sobre o Fed para manter sua política monetária restritiva, com juros elevados, a fim de conter a inflação e trazê-la de volta à meta de 2% ao ano.
Cortar as taxas de juros prematuramente pode alimentar ainda mais as pressões inflacionárias, dificultando o controle dos preços.
A decisão do Fed sobre os próximos passos de sua política monetária será crucial para determinar o rumo da economia americana e terá impacto global, influenciando os mercados financeiros e as decisões de investimento.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am