Tóquio, Japão, 12 de abril de 2024 (Agência Kyodo) – O iene japonês despencou para a faixa de 152 por dólar em determinado momento nesta quarta-feira, atingindo o nível mais baixo desde julho de 1990, após a divulgação dos mais recentes dados de inflação dos Estados Unidos.
A visão de que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) atrasará os cortes de juros se espalhou, já que o índice de preços ao consumidor em março subiu mais do que o esperado pelo mercado.
Inflação Acima do Esperado nos EUA
Isso levou os investidores a vender ienes e comprar dólares, aproveitando o diferencial de juros entre o Japão e os EUA.
Os dados mostraram que a inflação anual ao consumidor nos EUA desacelerou para 5% em março, mas ainda ficou acima das expectativas de mercado de 4,8%.
Atraso em Corte de Juros pelo Fed
Essa leitura reforçou a percepção de que o Fed pode adiar os cortes nas taxas de juros para controlar a inflação persistente, mantendo os juros em patamares elevados por mais tempo.
Por outro lado, o Banco do Japão mantém sua política monetária ultrafroxa, com juros próximos a zero, ampliando o diferencial de rendimentos em relação aos ativos em dólar.
Iene em Mínima Desde 1990
Com os investidores buscando retornos mais altos, a moeda japonesa enfraqueceu significativamente frente ao dólar. Na máxima do dia, o iene atingiu 152,15 por dólar, nível não visto desde julho de 1990.
A queda acentuada do iene representa um desafio para as autoridades japonesas, pois encarece as importações e aumenta os custos para empresas e consumidores no país.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm