Tóquio, Japão – 23 de abril de 2024 – Fontes do Ministério da Defesa do Japão informaram à NHK que os dois helicópteros da Força de Autodefesa Marítima (Maritime Self-Defense Forc – MSDF) que colidiram no sábado não estavam conectados um ao outro em um sistema de compartilhamento de informações de localização.
O acidente ocorreu durante um treinamento noturno ao largo da Ilha Torishima, nas Ilhas Izu, no Oceano Pacífico. O incidente resultou na morte de um dos oito membros da tripulação, enquanto os outros estão desaparecidos.
A MSDF afirma que os helicópteros de patrulha SH-60K estavam equipados com um sistema que utiliza ondas de rádio para permitir que os colegas compartilhem informações em tempo real sobre o alvo e a localização de cada um.
As fontes do ministério disseram que o sistema é ativado, em princípio, quando dois ou mais helicópteros desse tipo operam juntos. Acrescentaram que o sistema é projetado para acionar um alarme para evitar colisões quando as aeronaves se aproximam demais. Disseram também que as tripulações de voo também verificam as localizações de seus colegas visualmente e por radar.
Oficiais da MSDF afirmam ser altamente provável que os dois helicópteros tenham colidido no ar. Eles continuam a busca pelos membros da tripulação desaparecidos enquanto investigam por que os helicópteros não estavam conectados no sistema de informações de localização.
- Indústrias japonesas apostam no aço verde sustentável - 10 de maio de 2025 4:51 am
- Exposição em Bangcoc retrata tragédia do terremoto em Mianmar - 10 de maio de 2025 4:39 am
- Filipinos celebram eleição do novo papa americano - 10 de maio de 2025 4:25 am