Gotland, Suécia – 23 de abril de 2024 – O exército sueco realizou seu primeiro exercício em um ponto estratégico chave no Mar Báltico desde que o país ingressou na OTAN no mês passado. A Suécia está fortalecendo suas defesas em meio à invasão contínua da Rússia à Ucrânia.
O exercício foi realizado na Ilha de Gotland e foi aberto à imprensa na segunda-feira.
A ilha, que possui uma população de mais de 60.000 habitantes, está localizada no centro do Mar Báltico e tem sido um ponto estratégico chave. Foi ocupada pela Rússia Imperial no início do século XIX.
A ilha também é estrategicamente importante para a OTAN, que visa defender os três países bálticos próximos: Estônia, Letônia e Lituânia. Os três são membros da aliança e têm aumentado sua vigilância contra a Rússia.
O exercício, que simulava uma resposta ao desembarque de tropas russas na ilha, envolveu cerca de 200 soldados suecos estacionados lá. Incluiu exercícios de fogo real e simulações de bombardeio com tanques do mesmo tipo dos fornecidos à Ucrânia.
O tenente-coronel Andreas Lunde, que comandou o exercício, disse acreditar que a ameaça a Gotland é “multifacetada”. Ele afirmou que possíveis operações militares contra a ilha podem assumir formas e formas das quais sua equipe não está ciente.
Ele disse que as tropas estão percebendo que fazem “parte de algo vital para a nação e para a aliança”. Lunde acrescentou que os soldados estão treinando intensamente.
Na terça-feira, autoridades seniores do exército sueco e da OTAN estão programadas para discutir planos para futuros esforços coordenados na ilha.
Espera-se que as duas partes fortaleçam a prontidão de combate.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm