Nova Iorque, EUA, 19 de abril de 2024 – O Conselho de Segurança das Nações Unidas rejeitou uma resolução que recomendava a plena adesão da Palestina à organização devido a um veto dos Estados Unidos.
Os 15 membros do conselho votaram na quinta-feira. Doze países, incluindo Japão e França, votaram a favor da resolução, enquanto o Reino Unido e a Suíça se abstiveram.
A Argélia apresentou o projeto representando o apoio das nações árabes aos palestinos em meio ao conflito em curso na Faixa de Gaza.
A resolução pede a plena adesão dos palestinos, afirmando que uma solução de dois estados, na qual Israel coexiste com um futuro estado palestino, deve ser buscada. Atualmente, os palestinos possuem o status de observador não membro na ONU.
Para conceder a adesão, o Conselho de Segurança precisa aprovar uma proposta, e dois terços ou mais da Assembleia Geral devem votar a favor.
O Enviado Especial do Japão para a Paz no Oriente Médio, Uemura Tsukasa, disse que o Japão votou a favor considerando a situação severa em Gaza. Ele afirmou que a posição de seu país é promover o estabelecimento de um estado palestino por meio de negociações pacíficas entre as partes.
O Vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wood, explicou por que os EUA vetaram a medida. Ele disse: “O Hamas, uma organização terrorista, está atualmente exercendo poder e influência em Gaza – parte integrante do estado previsto nesta resolução.” Ele enfatizou a necessidade de negociações diretas entre Israel e os palestinos.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm