Washington, D.C., EUA e Manila, Filipinas – 25 de abril de 2024 (AFP) – As Filipinas e os Estados Unidos concordaram em trabalhar rumo ao compartilhamento de informações militares e realizar um diálogo entre seus chefes de defesa ainda este ano.
Isso ocorre à medida que as tensões entre Manila e Pequim aumentam devido a disputas territoriais no Mar do Sul da China.
Altos funcionários filipinos e americanos se reuniram em Washington nesta semana para um diálogo estratégico. Uma declaração conjunta divulgada na quarta-feira (24), diz que estão comprometidos em concluir um pacto de compartilhamento de inteligência, conhecido como GSOMIA, até o final do ano.
A declaração afirma que está prevista uma reunião de ministros da Defesa e das Relações Exteriores, conhecida como “diálogo 2+2”, ainda este ano.
O comunicado pediu à China que cessasse suas ações agressivas e perigosas contra embarcações filipinas no Mar do Sul da China. Ele diz que Manila e Washington aprofundarão a cooperação para combater a pesca ilegal de acordo com o direito internacional.
Os dois países deram início a um exercício militar conjunto na segunda-feira, com mais de 16.000 tropas participando. Eles visam manter a paz e a segurança na região por meio de exercícios e outras atividades marítimas, enquanto se unem a nações com mentalidade semelhante.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm