Em Washington, o Secretário de Defesa Lloyd Austin e o Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., realizaram discussões que resultaram no anúncio dos Estados Unidos de um plano para significativamente aumentar o apoio militar para as Filipinas.
Segundo autoridades do departamento de Defesa, a reunião destacou a força da aliança entre os dois países.
Austin expressou o desejo dos EUA de aumentar drasticamente o orçamento para as bases filipinas onde as forças americanas têm permissão para trabalhar em conjunto com o exército filipino.
Durante o encontro, Austin e Marcos discutiram oportunidades para aprofundar a cooperação, incluindo o aumento da frequência de atividades marítimas combinadas, como patrulhas conjuntas.
Marcos afirmou que sua visita a Washington reafirmou a força do relacionamento entre EUA e Filipinas diante das ameaças e desafios que os dois países enfrentam juntos.
Antes disso, os dois países realizaram sua primeira reunião ministerial “três mais três” em Washington, que contou com a presença de autoridades de ambos os países nas áreas de relações exteriores, defesa e segurança.
Acredita-se que os dois países estejam fortalecendo sua aliança de segurança em resposta às atividades da China no Mar do Sul da China.
- Marine Le Pen é proibida de concorrer a cargos eletivos por cinco anos - 1 de abril de 2025 3:58 am
- 15 meses após terremoto, 13.000 pessoas ainda vivem em abrigos temporários - 1 de abril de 2025 3:53 am
- Painel confirma assédio sexual por Nakai Masahiro - 1 de abril de 2025 3:48 am