São Paulo, Brasil, 8 de abril de 2024 – O empresário norte-americano Elon Musk, proprietário da plataforma de mídia social X, declarou que reativará algumas de suas contas que as autoridades judiciais brasileiras haviam ordenado bloquear.
A empresa de mídia social anunciou no sábado (5), que foi obrigada por decisões judiciais brasileiras a bloquear determinadas contas populares no Brasil. Afirmou: “Estamos proibidos de dizer qual tribunal ou juiz emitiu a ordem, ou com base em quais motivos.”
Pouco após o anúncio, Musk declarou: “Estamos levantando todas as restrições.” Ele disse que o lado brasileiro aplicou multas massivas, mas que os princípios importam mais do que o lucro. Ele parece estar enquadrando suas ações como priorizando a proteção da liberdade de expressão.
No Brasil, um membro do gabinete responsável pela justiça declarou a necessidade urgente de regular as redes sociais, criticando a disseminação de supostas notícias falsas e mensagens de ódio.
Após a declaração de Musk, veículos de imprensa, incluindo a agência de notícias Reuters, relataram que as autoridades judiciais brasileiras abriram uma investigação contra Musk por suspeita de obstrução da justiça.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm