Pequim, China, 17 de abril de 2024 – A economia da China cresceu 5,3% em termos reais no primeiro trimestre do ano, de acordo com dados oficiais divulgados pelo governo chinês.
A Administração Nacional de Estatísticas divulgou os números do Produto Interno Bruto (PIB) para o último trimestre na terça-feira (16).
O ritmo de crescimento acelerou ligeiramente em relação aos 5,2% registrados nos três meses anteriores.
O crescimento é atribuído a um aumento nas exportações de janeiro a fevereiro, ajudando as empresas a impulsionar a produção. A forte demanda por viagens durante as férias do Ano Novo Chinês impulsionou as vendas nas indústrias de restaurantes e hotéis.
No entanto, o panorama econômico da China enfrenta incertezas devido à fraca demanda doméstica e ao setor imobiliário estagnado.
O governo anunciou que emitirá títulos do tesouro especiais este ano no valor de 1 trilhão de yuan, ou cerca de 138 bilhões de dólares, para fortalecer a economia.
Também foram anunciadas medidas para estimular a demanda doméstica, incluindo incentivos para que as pessoas substituam carros e eletrodomésticos antigos por novos produtos.
Pequim estabeleceu a meta de crescimento do PIB deste ano em cerca de 5%, o mesmo nível do ano anterior.
No entanto, enfrenta o desafio de manter o impulso para uma recuperação econômica sustentável.
- Japão interveio em julho no mercado cambial com 5,5 trilhões de ienes - 9 de novembro de 2024 10:26 am
- A esquerda alemã e a amnésia histórica sobre o muro - 9 de novembro de 2024 10:16 am
- Perseguição a israelenses em Amsterdã evoca tempos sombrios - 9 de novembro de 2024 9:27 am