Kure City, Prefeitura de Hiroshima, Japão, 8 de abril de 2024 – A maior embarcação da Força de Autodefesa Marítima do Japão (Maritime Self-Defense Force’s – MSDF), o destróier Kaga, passou por modificações parciais para operar caças stealth F-35B.
O convés de voo atualizado do destróier Kaga foi apresentado à imprensa na segunda-feira (8), na base da MSDF em Kure City, na Prefeitura de Hiroshima. A primeira etapa do trabalho de modificação foi concluída no mês passado.
O convés trapezoidal da embarcação foi alterado para uma forma retangular para que os caças possam decolar com segurança. Além disso, o convés de voo foi revestido com material resistente ao calor para suportar a descarga do escapamento gerado pelos caças.
O Ministério da Defesa do Japão planeja realizar modificações adicionais, incluindo a mudança de uma seção interna. O trabalho está previsto para ser concluído em vários anos.
O comandante do Kaga, Capitão Kokubu Ichiro da MSDF, observou que a embarcação desempenha um papel fundamental na frota. Ele afirmou que a modificação melhorará a flexibilidade do Kaga com a interoperabilidade dos F-35B.
O Ministério da Defesa conduziu testes de pouso e decolagem com o F-35B no Izumo, da mesma classe de destróier, após a aplicação de revestimento resistente ao calor em seu convés de voo. Uma segunda reforma do Izumo está programada para começar até o final do atual ano fiscal e espera-se que seja concluída em cerca de dois anos.
O governo japonês afirma que os caças F-35B não serão implantados em tempo integral no Izumo e no Kaga, para que não sejam considerados porta-aviões de ataque, o que é proibido pela Constituição do Japão.
- Reunião entre Ishiba e Trump deve ocorrer após posse - 31 de dezembro de 2024 6:09 am
- Bolsa de Tóquio encerra ano com recorde histórico - 31 de dezembro de 2024 6:05 am
- Distrito de Shibuya cancela evento de contagem regressiva - 31 de dezembro de 2024 5:52 am