1.6 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 12:33: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Sul marca o 10º aniversário do desastre do ferry Sewol

Dez anos após o naufrágio do ferry Sewol, a Coreia do Sul presta homenagem às vítimas em eventos memorialísticos por todo o país.

Seul, Coreia do Sul, 17 de abril de 2024 – A Coreia do Sul se reuniu para lembrar as vítimas do ferry Sewol, que naufragou há 10 anos.

O Sewol afundou na costa sul do país em 16 de abril de 2014, a caminho de Incheon para a Ilha de Jeju. Isso resultou na morte de 299 pessoas, a maioria estudantes do ensino médio em uma excursão escolar. Cinco pessoas ainda estão desaparecidas.

Eventos memorialísticos ocorreram em todo o país na terça-feira para marcar o décimo aniversário do desastre.

Aproximadamente 40 pessoas, incluindo familiares enlutados e amigos das vítimas, compareceram a uma cerimônia memorial realizada em um navio da guarda costeira ao largo do porto sudoeste de Mokpo, local do acidente.

Os enlutados prestaram suas homenagens lançando flores ao mar, chamando os nomes de seus entes queridos ou observando silenciosamente sobre as águas.

Kim Byeong-gwon perdeu sua filha no ensino médio no desastre. Ele disse que ainda se sente deprimido e não consegue retomar uma vida normal mesmo depois de passados 10 anos. Ele acrescentou que o mês de abril traz uma sensação especialmente pesada de tristeza.

Um serviço memorial também foi realizado em Ansan, cidade nos arredores de Seul onde os estudantes frequentavam o ensino médio.

Um representante das famílias enlutadas criticou a resposta do governo na época, dizendo que não havia um sistema nacional em vigor para resgatar os cidadãos em situação de risco de vida.

As famílias enlutadas pediram ao governo que identificasse a causa do acidente, que o comitê investigativo ainda não esclareceu claramente, e punisse os funcionários responsáveis pelo desastre.

O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol expressou suas condolências às vítimas durante uma reunião do gabinete na terça-feira.

Ele disse que, mesmo passados dez anos, ainda se lembra claramente do dia do incidente. Ele disse que gostaria de oferecer suas sinceras condolências às famílias enlutadas mais uma vez.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img