Shanghai, China – 19 de abril de 2024 – Pessoas em Shanghai estão escrevendo mensagens de encorajamento para os habitantes da província central japonesa de Ishikawa, que foi gravemente afetada por um terremoto no Dia de Ano Novo.
Tomioka Hitomi, natural de Ishikawa e residente em Shanghai, está organizando uma exposição sobre os danos causados pelo terremoto em um supermercado da cidade. O evento, que começou na sexta-feira e dura até 5 de maio, foi organizado em cooperação com funcionários do governo de Ishikawa.
A exposição exibe fotos de paisagens devastadas, incluindo a área residencial da cidade de Suzu e um campo de beisebol na cidade de Noto atingido por um tsunami.
Produtos da província também estão à venda, incluindo saquê japonês e objetos de laca “urushi”.
Os compradores são convidados a escrever mensagens para as pessoas em Ishikawa. Alguns escreveram desejos de rápida recuperação, enquanto outros expressaram palavras de encorajamento e solidariedade em japonês ou chinês.
Os organizadores planejam enviar as mensagens o mais cedo possível, até maio, para grupos de ajuda que apoiam as áreas afetadas.
Uma mulher chinesa na faixa dos 40 anos, que viajou para Ishikawa há quatro anos, expressou seu apoio de Shanghai.
Tomioka disse que seus parentes em Wajima ainda estão evacuados. Ela afirmou que tantas mensagens de pessoas chinesas vão encorajar muito os habitantes de Ishikawa.
- Novo embaixador dos EUA chega ao Japão otimista - 19 de abril de 2025 2:38 am
- Japão intensifica diálogo com EUA sobre tarifas comerciais - 19 de abril de 2025 2:22 am
- Tarifas de Trump geram crise entre empresas nos EUA - 19 de abril de 2025 2:18 am