5.3 C
Kóka
quarta-feira, 4 dezembro, 2024 2:41: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

China ultrapassa EUA como superpotência preferida no Sudeste Asiático, revela pesquisa

Pesquisa realizada por think tank sediado em Cingapura mostra que mais pessoas nos países do Sudeste Asiático optariam pela China em vez dos Estados Unidos se forçadas a escolher entre as duas superpotências.

Cingapura, 3 de abril de 2024 (Singapura News) – Uma pesquisa realizada por um think tank sediado em Cingapura mostra que mais pessoas nos países do Sudeste Asiático optariam pela China em vez dos Estados Unidos se forçadas a escolher entre as duas superpotências.

O ISEAS, ou Instituto Yusof Ishak, divulgou os resultados de sua pesquisa na terça-feira (2). Cerca de 2.000 pesquisadores, funcionários do governo e outros participaram dos 10 estados membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou ASEAN.

Quando questionados sobre qual superpotência prefeririam se a região fosse forçada a se alinhar com um dos rivais estratégicos, 49,5% optaram pelos EUA, enquanto 50,5% escolheram a China.

Comparado ao ano passado, houve um aumento de 11,6 pontos percentuais nos respondentes que escolheram a China.

Malásia, Indonésia e Laos viram sua preferência pela China aumentar em mais de 20 pontos. O percentual daqueles que escolheram a China foi mais alto na Malásia, com 75,1%, seguido pela Indonésia, com 73,2%, e Laos, com 70,6%.

O think tank disse que esses países “se beneficiaram significativamente da Iniciativa Belt and Road da China e das robustas relações comerciais e de investimento”.

Mas a pesquisa também mostrou que o percentual daqueles que preferiam os EUA ainda era maior nas Filipinas, Vietnã e Cingapura, refletindo disputas territoriais com a China no Mar do Sul da China.

Enquanto isso, o Japão permaneceu a superpotência mais confiável, com 58,9% dos entrevistados expressando confiança no país, superando os níveis para Estados Unidos, China, Índia e União Europeia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img