Cidade das Ilhas Salomão, Ilhas Salomão, 16 de abril de 2024 – As Ilhas Salomão se preparam para realizar uma eleição parlamentar na quarta-feira, em meio à crescente influência chinesa.
O país, sob o primeiro-ministro Manasseh Sogavare, rompeu relações diplomáticas com Taiwan e estabeleceu laços com a China em 2019. A nação insular do Pacífico Sul assinou um pacto de segurança com Pequim em 2022.
Nas eleições, as políticas pró-China do governo, incluindo o acordo de segurança, estão entre os principais temas em discussão.
Durante a campanha, Sogavare defendeu laços mais fortes com a China. Ele afirmou que há mendigos em todas as principais cidades dos Estados Unidos, mas não há nenhum na China. Ele questionou se os EUA são a maior potência econômica do mundo.
Um líder da oposição pede uma revisão dos laços com a China, afirmando que o governo é formado por ilhéus das Ilhas Salomão, mas eles não o controlam.
Entre os países do Pacífico, Kiribati cortou relações com Taiwan e estabeleceu laços com a China em 2019, e Nauru fez o mesmo em janeiro. Taiwan agora mantém relações diplomáticas apenas com três nações insulares no Pacífico – Tuvalu, Ilhas Marshall e Palau.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm