Qingdao, China – 21 de abril de 2024 – A China mostrou alguns de seus navios de guerra à imprensa estrangeira pela primeira vez em cinco anos, antes de uma conferência internacional que reúne oficiais de alto escalão de 29 países.
A marinha chinesa permitiu que repórteres da mídia estrangeira vissem quatro navios de guerra, incluindo destroyers e um navio de suprimentos, na cidade portuária oriental de Qingdao, onde fica sediada a Frota do Mar do Norte da China.
A marinha hospeda o 19º Simpósio Naval do Pacífico Ocidental em Qingdao a partir de domingo. O principal oficial da Força de Autodefesa Marítima do Japão está entre os participantes.
Espera-se que os oficiais troquem opiniões sobre regulamentos relacionados a possíveis colisões acidentais no mar. Reuniões bilaterais também devem ser realizadas à margem da conferência.
Um porta-voz da marinha chinesa disse aos repórteres no sábado que a China está pronta para aderir ao multilateralismo e está disposta a responder conjuntamente aos riscos relacionados à segurança marítima.
Muitos países estão se tornando cada vez mais cautelosos com as atividades marítimas da China nos mares do Sul e do Leste da China. Observadores dizem que a China pretende manter esses países sob controle exibindo a capacidade de suas forças navais, ao mesmo tempo que destaca seu compromisso com a cooperação internacional.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am