Astana, Cazaquistão – 27 de abril de 2024 – Os ministros da Defesa da Rússia e da China expressaram sua intenção de intensificar a cooperação militar, em um aparente esforço para contrapor Europa e Estados Unidos.
Sergei Shoigu e Dong Jun realizaram conversas na sexta-feira, à margem de uma reunião de segurança regional da Organização de Cooperação de Xangai na capital do Cazaquistão, Astana. O framework é liderado pela Rússia e China.
Autoridades russas citaram Shoigu afirmando que Moscou e Pequim concordam “fundamentalmente sobre questões essenciais da ordem mundial atual e problemas internacionais urgentes.”
Dong teria afirmado ser particularmente importante que as relações entre as duas forças armadas mantenham uma alta dinâmica em um ambiente internacional volátil. Ele também ressaltou a importância da interação bilateral.
O presidente russo Vladimir Putin planeja visitar a China no próximo mês, onde deve se reunir com o presidente chinês Xi Jinping.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na sexta-feira que os arranjos para a viagem estão em andamento.
Peskov afirmou que Rússia e China estão enfrentando pressões do Ocidente, mas disse que as duas nações “se mantêm firmes o suficiente para resistir a essa pressão.”
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am