Atami, Japão – 22 de abril de 2024 – O Chefe de Estado-Maior da Marinha de Autodefesa do Japão, Almirante Sakai Ryo, anunciou hoje em uma coletiva de imprensa medidas para intensificar os esforços de busca após o trágico acidente envolvendo dois helicópteros da Força Marítima de Autodefesa do Japão (MSDF). No último sábado, dois helicópteros de patrulha SH-60K, cada um com uma tripulação de quatro pessoas, colidiram próximo às Ilhas Izu, no Oceano Pacífico, deixando uma pessoa morta e as demais desaparecidas.
O Almirante Sakai revelou que será formado um comitê de investigação para determinar as causas do acidente. Ele também se comprometeu a acelerar os esforços de busca pelos desaparecidos. Segundo informações divulgadas, três helicópteros estavam participando de um exercício de localização submarina quando ocorreu a colisão.
Os registros de voo das duas aeronaves foram recuperados no local do acidente e encaminhados para uma unidade responsável pela análise dos dados. De acordo com o Ministério da Defesa, os registros foram encontrados próximos um do outro, sugerindo uma possível colisão no ar entre os helicópteros.
Durante a coletiva, o Almirante Sakai expressou pesar pelo ocorrido e pediu desculpas pela preocupação causada pelo acidente. Ele também destacou que, com base em lições aprendidas de acidentes anteriores, instruiu o pessoal da MSDF a verificar cuidadosamente a altitude e a distância durante o treinamento de voo.
A tragédia chocou o país e levantou preocupações sobre a segurança das operações da MSDF. As autoridades continuam as buscas pelos desaparecidos enquanto a investigação sobre o acidente está em andamento.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am