Chongqing, China, 15 de abril de 2024 – O Chanceler alemão Olaf Scholz está em sua segunda visita à China desde que assumiu o cargo. Ele deverá discutir a invasão russa à Ucrânia durante sua cúpula com o Presidente Xi Jinping.
Scholz chegou à cidade chinesa de Chongqing no domingo (14), e inspecionou uma planta de produção de uma empresa alemã. Ele está programado para visitar Xangai na segunda-feira (15), e se encontrar com Xi e o Premier Li Qiang em Pequim na terça-feira (16).
Um alto funcionário do governo alemão disse antes da visita que a guerra russa contra a Ucrânia é um tema chave nas conversas entre o Chanceler Scholz e o Presidente Xi.
O oficial disse que o governo alemão espera que a China desempenhe um papel mais ativo nos esforços para encerrar a guerra e, nesse sentido, também influencie a Rússia.
O oficial acrescentou que o chanceler também discutirá com os líderes chineses sobre laços econômicos. A China é o maior parceiro comercial da Alemanha.
Scholz enfrenta um difícil equilíbrio entre os esforços de seu governo para reduzir o que é percebido como uma excessiva dependência econômica da China e o contínuo abraço das principais empresas alemãs aos laços com o país.
Enquanto isso, a França anunciou que o Presidente Xi visitará o país nesta primavera.
A atual viagem de Scholz à China e a viagem esperada de Xi à França ocorrem em meio às tensões de Pequim com Washington sobre segurança, economia e outros assuntos.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am