Paris, França, 17 de abril de 2024 – Nesta terça-feira (16), a Chama Olímpica dos Jogos de Paris 2024 foi acesa em uma emocionante cerimônia realizada no sul da Grécia, marcando oficialmente o início do revezamento da tocha em direção à cidade luz.
A cerimônia teve lugar nas ruínas de um antigo estádio e templo em Olímpia, Grécia. O evento foi marcado pela presença de importantes autoridades, incluindo o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e o presidente do comitê organizador de Paris, Tony Estanguet.
Bach destacou o papel dos Jogos Olímpicos na promoção da paz, ressaltando que desde os tempos antigos, os jogos esportivos globais e a paz têm sido inseparáveis. Ele enfatizou que as Olimpíadas são o único evento capaz de unir o mundo por meio da competição pacífica.
Uma atriz vestida como uma sacerdotisa grega antiga foi responsável por acender a tocha. O remador grego Stefanos Ntouskos, medalhista de ouro na prova individual de barco no evento dos Jogos de Tóquio em 2021, foi o primeiro condutor da tocha, dando início ao revezamento.
Após percorrer a Grécia, um grande veleiro transportará a chama até Marselha, na França. A partir daí, cerca de 10.000 condutores da tocha levarão a chama por mais de 400 cidades, vilarejos e pontos turísticos, incluindo locais como o Palácio de Versalhes, Mont Saint-Michel e o vale do Mont Blanc. O destino final será o rio Sena, onde a cerimônia de abertura dos Jogos será realizada.
Os Jogos Olímpicos de Paris estão programados para ocorrer de 26 de julho a 11 de agosto, prometendo ser um evento emocionante e cheio de energia esportiva.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm